Gestão da Informação

 

Na prática, chamamos de gestão da informação a coleta e o gerenciamento estratégico de informações. Essas informações podem vir de várias fontes, armazenadas em vários formatos e ser distribuídas para mais de um público.

Hoje, as informações são eletrônicas e físicas, com ênfase nos dados digitais. No entanto, o termo abrange documentos em papel e outros documentos eletrônicos, como conteúdo de áudio e vídeo, social e comercial.

Como um campo, a gestão da informação determina como as pessoas e as organizações trabalham com seus dados estruturados e não estruturados. Isso significa avaliar os aspectos práticos de como lidar com as informações, além de levar em consideração as implicações éticas de gerenciar o que, às vezes, são informações confidenciais e privadas.

 

Por que a gestão da informação é tão importante?

Podemos dizer que a informação é o sangue da vida de qualquer empresa ou organização. Ela ajuda a ditar como os negócios formam estratégias, colocam planos de ação em prática, implementam processos etc.

A informação é o cerne do crescimento dos negócios e é por isso que tanto esforço e recursos são investidos no desenvolvimento de sistemas eficientes para gerenciá-la. Sempre lembrando que, para as empresas, melhorar a eficiência e obter uma vantagem competitiva significa aumentar os lucros.

E é claro que há outro lado. Com o acesso a grandes quantidades de informações, vem uma grande responsabilidade. Compartilhamos informações voluntaria- mente e involuntariamente com as organizações todos os dias.

As organizações estão sob crescente pressão para lidar com as informações de maneira responsável e ética e para cumprir com os regulamentos legais em evolução. Mais transparência está sendo exigida pelas pessoas (clientes, funcionários, acionistas etc.) e pelos governos — vide a Lei Geral de Proteção de Dados, preste a entrar em vigor no Brasil.

O não cumprimento dessas regulamentações poderá causar grandes problemas às empresas, com multas enormes potencialmente impostas, o que é mais um motivo para as organizações levarem o gerenciamento de informações tão a sério.

Entre em contato!