Dashboard conectado em Planilhas
Este é o modelo mais comum de encontrar nas empresas. Pois a facilidade de instalação e o conteúdo disponível permite que qualquer pessoa dê os primeiros passos na ferramenta.
E isto é incrível, pois cada dia mais pessoas passam a utilizar informação para melhorar seu trabalho e seus resultados.
Apesar disto, com o passar do tempo as pessoas percebem que estão tendo muito trabalho e que estão jogando seu tempo atualizando planilhas que alimentam o Power BI. Desta forma, mesmo com um belo dashboard para análise, as pessoas continuam refém das planilhas e do trabalho manual.
Pontos positivos
- Permite analisar informações e gerar idéias de um jeito que não seria possível utilizando apenas excel ou planilhas.
- Simplificam a construção de cálculos.
- Permite o uso de gráficos, filtros e demais recursos que dão maior visão para a empresa e os profissionais.
- Gera maior destaque para os profissionais envolvidos.
- Acaba com problemas de lentidão do computador e de grandes planilhas que o excel não é capaz de trabalhar
Pontos negativos
- Não é uma solução da empresa. É uma solução da pessoa. Para que o dashboard exista, atualize e esteja correto, depende de trabalho da pessoa que o criou.
- Criam “monstros”. escondidos. Os belos dashboards não mostram a quantidade de planilhas e toda a complicação por trás dele.
- Não gera automatização. Os únicos são de análise, podendo explorar a informação. Porém as pessoas envolvidas não ganham tempo nem reduzem suas atividades como é o real propósito de uma aplicação de BI.
Dashboard conectado diretamente a um Banco de Dados
Este modelo é mais profissional que o anterior e oferece benefícios que vão muito além de gráficos e filtros. Além disso, você ganha MUITO TEMPO!
Dessa forma você se conecta ao banco de dados e programa no Power BI todos aqueles tratamentos que eram feitos em planilhas. Ou seja, o trabalho é realizado uma única vez e seus dashboards podem atualizar sem você precisar manipular a informação.
Pontos positivos
- Atualizações automáticas e que não dependem de uma pessoa.
- Agendamento das recargas de dados.
- Elimina erros gerados pela manipulação de dados e planilhas.
- É o fim daquelas planilhas que apenas uma pessoa conhece. Que a pessoa não pode faltar ou tirar férias.
Pontos negativos
- Apesar do Power BI ter a capacidade de conectar tabelas e realizar o tratamento dos dados ele não é uma ferramenta feita para tratar grandes volumes de dados. Por isso, tabelas grandes e regras complexas geram enorme lentidão, problemas na atualização e vários erros.
- As regras utilizadas em cada relatório são criadas por quem desenvolveu o relatório. Por isso, é muito comum que outras pessoas e outros departamentos tenham resultados diferentes para um mesmo indicador. Como resultado surgem discussões, desentendimentos e enormes perdas de tempo.
Dashboard conectado a um Repositório de Dados
Este é um modelo verdadeiramente profissional. Ele gera automatização e simplifica o uso dos dados por parte das pessoas que querem gerar análises ter que perder tempo fazendo o tratamento dos dados. Ele torna muito fácil conectar informações diferentes e garante que os números estão corretos.
No Mundo de BI este repositório é chamado de Data Warehouse ou Data Lake. E toda empresa que realmente quer utilizar a informação como um ativo no dia a dia precisa de uma iniciativa para ter o seu Data Warehouse ou seu Data Lake.
Pontos positivos
- Atualizações automáticas, sem depender de uma pessoa.
- Regras de negócio incluídas na base de dados. Acaba com a necessidade de fórmulas muito complexas no Power BI.
- Elimina erros gerados pela manipulação de dados e planilhas.
- Maior qualidade de informação e garantia de dados corretos.
- Elimina erros de comunicação e entendimento entre áreas diferentes
Pontos negativos
- Exige uma base de dados intermediária entre as origens e os dashboards.
- Mais trabalhoso para fazer correções e incluir novas informações. Primeiro deve ser feito na base intermediária. para então realizar os ajustes no Dashboard.
- Exige o uso de outras ferramentas além do Power BI.