Muito usados pelos executivos para tomada de decisão, os dashboards mostram como está a empresa e quais são os seus pontos críticos.
Por isso, os dashboards precisam ser customizados para atender as necessidades das empresas, pois cada negócio pede um painel diferente.
Líderes de vários departamentos podem utilizar dashboards desenvolvidos especialmente para a área deles e cada painel de controle conta também com “visões” de KPIs diferentes.
Por exemplo, o gestor de marketing precisa analisar suas campanhas e o retorno do investimento de cada uma delas. Já o gerente financeiro quer saber como está o fluxo de caixa da empresa em tempo real.
Enquanto isso, o diretor comercial pode visualizar como está a meta de vendas, os produtos mais vendidos, o vendedor que mais faturou etc. Assim como o presidente da empresa pode desejar saber como está o faturamento, quais os itens mais vendidos e o fluxo de caixa.
Por isso, cada empresa, área ou fluxo de trabalho precisa ter seu próprio dashboard. Essas “visões” de negócio, processos ou departamentos fazem com que o gestor de cada área saiba exatamente o que acontece no seu departamento, facilitando a tomada de decisão e tornando a empresa muito mais competitiva.
Os melhores dashboards de dados respondem às perguntas sobre os negócios que precisam de respostas.
Os dados necessários para compor os indicadores são fundamentais para a criação de um dashboard que ajude o gestor na tomada de decisão. O apoio da equipe de TI, um sistema de gestão e a definição dos indicadores críticos para cada negócio faz com que o desenvolvimento do dashboard traduza melhor as necessidades de cada departamento ou empresa, fazendo com que a corporação se torne muito mais competitiva.
Como o dashboard é uma ferramenta de gestão de visualização rápida dos principais KPIs de uma empresa, ele precisa ter uma interface amigável, de forma a facilitar o entendimento dos indicadores pelos gestores, ajudando a mensurar o resultado do departamento e auxiliando no gerenciamento mais inteligente e ágil.