O gerenciamento de processos de negócios é a disciplina de melhoria de um processo de negócios de ponta a ponta. Ele acontece com análise e modelação em diferentes cenários, executando melhorias, monitorando o processo e otimizando-o continuamente.
Isso considerando que um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que atingirão uma meta organizacional específica.
Em linhas gerais, gestores empresariais fazem gerenciamento de processos o tempo todo. Nos últimos anos, contudo, exige-se camadas de inteligência ainda mais espessas nessa estratégia.
Sobre isso queremos ajudá-lo a refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para entender!
Use a tecnologia para tornar o gerenciamento de processos mais inteligente
Para tornar o gerenciamento de processos mais inteligente, é fundamental fazer bom uso da tecnologia.
Ou seja, é preciso fazer com que cada sequência de atividade esteja devidamente parametrizada em sistemas como ERP, CRM, Business Intelligence e outros.
A partir disso, fica muito mais fácil acompanhar o andamento das atividades, gerar relatórios gerenciais, analisar resultados e, principalmente, fazer ajustes em tempo hábil.
O ideal é fazer uso de um sistema centralizado. Estamos falando, portanto, de automatização da gestão da informação e também do gerenciamento de processos automatizado.
Um software de gerenciamento de processos centralizado normalmente possui extensas integrações e acesso à API para poder criar processos de negócios rápidos e eficientes. Um exemplo de um processo centrado na integração é a plataforma de gestão da informação, que pode incluir diferentes sistemas de software que se juntam.
Visualize dados para tomar decisões mais ágeis e inteligentes
Outro ponto fundamental para tornar o gerenciamento de dados mais inteligente é a prática da visualização de dados. Ela diz respeito a gerar relatórios gerenciais com apelo visual, facilitando para os gestores na hora de encontrar pontos de melhorias em processos.
A visualização de dados traz um elemento de simplificação e transparência que permite que os tomadores de decisão compreendam e executem ações significativas rapidamente. Também fornece aos usuários uma maneira rápida, eficaz e facilmente acessível de identificar padrões importantes.
Outro entre os benefícios que a visualização de dados oferece é permitir que as empresas gerem relatórios personalizados e interajam com os dados de maneira direta. Isso ajuda a garantir que os tomadores de decisão obtenham insights. Em um forte contraste com planilhas, tabelas e gráficos, as ferramentas de visualização de dados oferecem não apenas visualização, mas interação ativa.
Em suma, ao acompanhar os processos de negócios, os gestores podem entender o que precisa de ajustes em tempo hábil. Dessa forma, economizam tempo e dinheiro, alavancando a operação e os planos de ação para levar diferencial competitivo ao negócio.
Como está o gerenciamento de processos em sua empresa? Aprofunde-se mais neste tema baixando agora nosso e-book sobre Gestão da Informação!